top of page

Dia 13 de Agosto: Primeiro Dia do Psiquiatra



Dia 13 de agosto é comemorado o DIA DO PSIQUIATRA. Esta data ainda é pouco conhecida, visto que foi instituída pela Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, pela primeira vez, neste ano. Mais do que uma data comemorativa, o dia 13 de agosto é uma homenagem a esta especialidade médica tão importante para a sociedade e para o bem-estar social.


Ainda envolta em preconceitos e estigmas sociais, a psiquiatra segue realizando seu importantíssimo papel no cuidado em saúde mental. Diferentemente de outras especialidades médicas, em que há um agente causador claro do adoecimento ou em que é possível se valer dos mais variados tipos de exames clínicos para a confirmação do diagnóstico e tratamento do paciente, a psiquiatria funda sua prática, principalmente, no discurso do sujeito. É a partir do discurso daquele sujeito em sofrimento e do que ele fala (e muitas vezes até do que ele não fala) que o médico psiquiatra irá embasar sua conduta. O psiquiatra é, na grande maioria das vezes, o parceiro direto de muitos colegas psicólogos e psicanalistas em relação ao tratamento de seus pacientes.


Para isto, é necessário além de profundo embasamento científico, sensibilidade para avaliar fatores sociais e familiares, bem como a capacidade de acolher o sujeito que sofre de forma humana e auxiliá-lo em seu processo terapêutico. Por vezes, é acolher o sujeito quando a razão o foge e o que ele diz parece não fazer lógica para a maioria das pessoas.


Sempre que converso com colegas da área, principalmente colegas que se dedicam mais à clínica, independente de suas abordagens, fico surpreso com o relato de que, muitas vezes, não conhecem algum psiquiatra em quem confiem no trabalho ou que sejam acessíveis para encaminhar seus pacientes. Durante todo o meu percurso profissional, desde os primeiros anos da faculdade, tive a sorte de ter contato e trabalhar com psiquiatras e residentes em psiquiatria capacitadíssimos, com uma visão humana e um trato acolhedor com os pacientes. Grandes exemplos e a quem dedico minha homenagem no seu primeiro dia do psiquiatra.


Ainda na faculdade, trabalhei com o Dr. Fábio Gomes de Matos, no GETA, Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos, por mais de quatro anos. Dr. Fábio é um grande nome da psiquiatria do Estado e é conhecido em todo o mundo pelo seu trabalho e por suas pesquisas e produção científica. Com ele dei os meus primeiros passos na saúde mental e tive a honra de aprender muito do que sei até hoje. Sinto também muita gratidão por todos os ensinamentos e pela paciência com quem estava apenas começando.


Ainda na faculdade, estagiei no ATASH (ambulatório em que logo depois viria a ser contratado como profissional) e tive o prazer de trabalhar com o Dr. Carlos Celso. Profissional incrível, com quem também aprendi (e aprendo) bastante e passei a admirar seu trabalho, à época como preceptor deste ambulatório da residência em psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMPFT). Certo tempo depois, Dr. Henrique Luz assumiu a preceptoria do ambulatório e tenho o prazer de trabalhar com este grande profissional até hoje. Além de psiquiatra, Dr. Henrique também é psicanalista e terapeuta sexual. Profissional em que confio e com quem aprendo semanalmente. Ambos são profissionais que indico sem ressalvas.


Estive à frente do Ambulatório de Transtornos Afetivos com o Dr. Paulo Hudson por mais de um ano. Neste ambulatório, tínhamos o desafio de tratar casos mais graves de todo o espectro do humor. Também recebíamos estagiários e tínhamos, semanalmente, discussões de casos clínicos ou de temáticas relativas aos transtornos afetivos. Foi também um período de grande aprendizado e admiração pelo trabalho desempenhado pelo Dr. Paulo. Após sua saída do HSMPFT, iniciei meus atendimentos clínicos no CEDIC, clínica onde Dr. Paulo também trabalha. Adotando uma postura de atendimento acessível a maioria dos pacientes (postura admirável, vale ressaltar), Dr. Paulo Hudson é sempre um dos nomes em que primeiro penso quando indico para colegas ou quando encaminho pacientes.


No ATASH, ligado à residência médica em psiquiatria do HSMPFT, tenho o prazer de trabalhar com psiquiatras em formação, já no último ano da residência. Durante o período em que trabalhamos no ambulatório, discutimos casos clínicos, realizamos atividades de formação e atendemos a demanda de pacientes do ambulatório. Lá também é possível conhecer o trabalho destes profissionais e alguns deles são sempre lembrados pelo trabalho com excelência e dedicação que realizam. Desta forma, também são sempre indicações de ótimos profissionais.


Com o Dr. Ricardo César Rodrigues e com a Dra. Raquel Maia, após a residência, tive e tenho o prazer de trabalhar com ambos no CAPS AD. Também no CAPS AD, cito Dr. Rafael Baquit como um grande nome que vai para além do trabalho clínico, como militante da saúde mental e de estratégias de redução de danos no Estado. Dr. André Bezerra Tavares, Dra. Nayanna Quezado e Dr. Guilherme Cabral são também outros três nomes de profissionais que indico sem ressalvas, tanto por ter trabalhado com estes e conhecer o seu trabalho, quanto pelos elogios que sempre me trazem relacionados a eles. Além disto, são todos também bastante acessíveis.


Neste primeiro dia do psiquiatra, gostaria de deixar minha homenagem a estes profissionais com quem trabalhei e por quem tenho profunda admiração. Faço votos de que continuem realizando com tamanha excelência e dedicação este trabalho tão lindo e necessário para a sociedade.


Aos atuais residentes do ATASH, Dr. Artur, Dra Bruna, Dra Hianna, Dr. Rafael e Dr. Elton também desejo que sigam dedicados e humanos nesta especialidade médica que logo terão como título.


Alguns poucos nomes foram citados, porém parabenizo a todos os psiquiatras que, apesar das adversidades, seguem exercendo esta profissão tão linda da melhor forma que podem.


PARABÉNS PELO PRIMEIRO DIA DO PSIQUIATRA!


Bruno Sampaio.


(Caso desejem o contato de algum dos profissionais citados, entrem em contato que será um grande prazer indicá-los. Logo farei posts mais detalhados sobre profissionais que indico com mais informações sobre todos).


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page