top of page

A Sexualidade no Paciente Bipolar


Psicanalista Bruno Sampaio ministra aula sobre sexualidade no paciente bipolar

No último dia 21 de dezembro, tive o grande prazer de participar, na condição de palestrante, de mais um curso promovido pelo Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos, GETA. Trata-se da segunda edição do curso "Saúde Mental: Diagnósticos Diferenciais e Abordagens Terapêuticas" e a temática da minha palestra foi "A Sexualidade no paciente Bipolar".

Foi e sempre é uma grande honra retornar como palestrante aos cursos que, por vários anos, como estagiário do GETA, ajudei a organizar.

O GETA trabalha diretamente com pacientes diagnosticados com transtorno bipolar (TAB) e todas as demais palestras envolviam a temática. Ao receber o convite da palestra, confesso que tomei como desafio, dado que a sexualidade e sua vivência em pacientes com transtorno bipolar, via de regra, só é citada como aumentada, em períodos de mania, ou prejudicada, em episódios de depressão.

Psicólogo Bruno Sampaio, Fortaleza/CE, ministra palestra sobre sexualidade no paciente bipolar.

Apesar de o Transtorno Bipolar ser extensamente estudado há muitos anos, ainda pouco se fala sobre a sexualidade e a vivência da sexualidade por estes sujeitos diagnosticados junto às suas parcerias, o que não se restringe apenas ao TAB, vale ressaltar: a sexualidade, de modo geral, ainda é pouco explorada e estudada em saúde mental.

De fato, encontrei pouquíssima bibliografia especializada a respeito (pelo menos em português, inglês e espanhol) e, por este motivo, considero importante trazer a discussão para outros espaços, dada a sua importância.

Deste modo, estou disponibilizando abaixo os slides que preparei para a palestra do dia 21. Além disto, irei dividir a palestra em temáticas menores e escreverei alguns posts relacionados ao tema, que também serão postados aqui.

É de fundamental importância se trazer a discussão de sexualidade e gênero para o dia-a-dia, independente do recorte a que se proponha. Ainda há muito a ser discutido (terei a oportunidade de tocar no assunto em posts posteriores), construído, desconstruído, enfim, sigamos!

Caso deseje, faça o download dos slides:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page